Notícias

Tarde de domingo (30) começa com tempo quente e seco na capital

30/11/2025 11:57 - Domingo

Tarde paulistana começa com termômetros marcando 30°C de temperatura média com umidade relativa em torno dos 37%, de acordo com as estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo. 

O tempo segue quente e seco nas próximas horas, com máxima prevista de 33°C e umidade mínima que pode ficar abaixo dos 30% nas horas mais quentes.

Com base nos dados do CGE, a Defesa Civil decretou estado de ATENÇÃO para baixa umidade relativa do ar em toda a cidade, à partir das 12h00 deste domingo (30).

Cuidados a serem tomados em dias de baixa umidade:

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
  • Consumir água à vontade.

O dia segue sem previsão de chuva.

Os dados do CGE mostram que novembro registrou até o momento 58,6mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 43,2% dos 135,6mm esperados.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação de uma área de baixa pressão pelo Estado de São Paulo deve mudar o tempo, favorecendo o retorno das chuvas e amenizando o calor no decorrer da próxima semana.

A segunda-feira (01) ainda deve começar com sol, poucas nuvens e temperaturas em rápida elevação. Os termômetros devem variar entre mínimas de 18°C e máximas que podem chegar aos 34°C. Os índices de umidade entram em declínio e podem atingir níveis abaixo dos 30%. No final da tarde o calor e a chegada da brisa marítima podem causar chuvas rápidas e isoladas.

Na terça-feira (02) o tempo segue abafado, com sol entre nuvens. As temperaturas variam entre mínimas de 19°C e máximas que podem chegar aos 29°C, com índices de umidade acima dos 55%. A propagação de uma área de baixa pressão muda o tempo no decorrer do dia, com aumento de nebulosidade e chuvas na forma de pancadas. Há condições para pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento que podem superar os 40Km/h, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.