Sol entre nuvens e temperaturas em gradativa elevação na manhã paulistana
14/12/2025 08:24 - Domingo
O domingo começou com muita nebulosidade, chuvas isoladas e termômetros oscilando em torno dos 19,8°C durante a madrugada. As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo indicam que as temperaturas mínimas chegaram aos 17,2°C no extremo sul da cidade, enquanto a região central registrou 21°C. Os dados do CGE mostram ainda que dezembro registrou até o momento 109,2mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 59,3% dos 184,2mm esperados para o mês.
No decorrer da manhã ocorrem períodos de melhoria e o sol aparece entre nuvens, favorecendo a gradativa elevação das temperaturas, com máximas que podem chegar aos 25°C e índices de umidade acima de 65%. As instabilidades voltam a ganhar força no decorrer da tarde, quando as chuvas devem retornar na forma de pancadas. Novamente há condições para pontos passageiros de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento, o que em conjunto com o solo encharcado mantém elevado o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
O tempo segue instável com sol entre nuvens e pancadas de chuva que devem se concentrar no período das tardes.
A segunda-feira (15) ainda começa com muita nebulosidade e chuviscos, mas o sol retorna entre nuvens no decorrer do dia. As temperaturas variam entre mínimas de 19°C e máximas que podem chegar aos 27°C. No decorrer da tarde as chuvas retornam na forma de pancadas, o que em conjunto com o solo encharcado mantém elevado o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
Na terça-feira (16) o sol favorece a rápida elevação das temperaturas, com termômetros variando entre mínimas de 19°C e máximas que podem chegar aos 29°C. A propagação de uma frente fria muda o tempo no decorrer da tarde, provocando chuvas generalizadas que devem se estender para o período da noite. As precipitações devem variar de moderada a forte intensidade associadas com raios e rajadas de vento, o que em conjunto com o solo encharcado mantém elevado o potencial para formação de alagamentos, transbordamento de córregos, queda de árvores e deslizamentos de terra.
