A Capital paulista registrou mais uma tarde de forte calor com temperatura média de 34,4°C
24/12/2025 16:50 - Quarta-feira
A tarde da véspera de Natal está sendo caracterizada por forte calor, com média parcial de 34,4°C aferida por volta das 16h00, de acordo com os dados fornecidos pelas estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo.
Neste ano de 2025, o recorde de temperatura média máxima do ano foi registrado no dia 06 de outubro, com 34,4°C. Desta forma, a média parcial de hoje com 34,4°C, iguala o recorde anterior. Já a maior temperatura máxima absoluta, aquela registrada em um local específico, ocorreu na estação meteorológica da Moóca, na Zona Leste da Capital, com 37,3°C.
Apesar da diminuição gradativa da temperatura, ainda faz calor e a sensação é de abafamento. Por conta disso, ainda pode ocorrer o surgimento de núcleos isolados de chuva rápida até o início da noite, em função da combinação do calor e da brisa marítima. De acordo com o banco de dados do CGE, dezembro acumulou até o momento, 132,2mm de chuva, o que representa aproximadamente 71,8% dos 184,2mm esperados para o mês.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A presença da massa de ar quente e úmida continua atuando sobre a região Sudeste do Brasil, garantindo dias ensolarados, com temperaturas bem acima da média no período da tarde sobre a Capital paulista e cidades vizinhas da RMSP. Vale salientar que as madrugadas seguem com sensação de tempo abafado, inclusive no final de semana, que será marcado por pancadas isoladas de chuva no período da tarde. A umidade do ar declina um pouco mais, com os menores valores próximos aos 35%. Não se descarta a probabilidade de um novo recorde de temperatura nos próximos dias.
Na quinta-feira (25), as condições do tempo permanecem inalteradas no Natal, ou seja, o dia será marcado por uma madrugada abafada, poucas nuvens e termômetros em média na casa dos 23°C. O sol vai brilhar forte desde o amanhecer, garantindo mais uma tarde com temperatura máxima na casa dos 34°C e valores mínimos de umidade do ar em torno dos 33%. Com o forte aquecimento e a infiltração da brisa marítima no fim da tarde, há probabilidade significativa para a ocorrência de pancadas isoladas de chuva rápida entre o meio da tarde e o início da noite sobre a Capital e cidades vizinhas da grande São Paulo.
Na sexta-feira (26), esse panorama não muda. O dia deve começar com termômetros na casa dos 24°C na madrugada e amanhecer com sol entre poucas nuvens. Será mais um dia com predomínio de sol e temperatura em rápida elevação. A máxima alcança facilmente os 34°C, com taxas mínimas de umidade do ar acima dos 35%. Entre o meio e o fim da tarde as chuvas retornam na forma de pancadas isoladas, com curta duração, mas com até forte intensidade em alguns momentos.
