Notícias

Predomínio de sol entre poucas nuvens na manhã desta sexta-feira em SP

26/12/2025 09:31 - Sexta-feira

A sexta-feira (26) começou com uma madrugada abafada, apesar das chuvas isoladas no início do período e temperatura média de 22°C. O sol já brilha forte entre poucas nuvens sobre a Capital paulista, o que deve caracterizar mais um dia de forte calor, porém sem expectativa de um novo recorde de temperatura máxima. A previsão é de 34°C nas horas mais quentes do dia e umidade relativa do ar mínima de 32%. 

A partir da tarde, a combinação do calor e da chegada da brisa marítima deve gerar núcleos isolados de chuva com intensidade moderada, por vezes forte, sobre a Capital e RMSP. Não há uma região preferencial para o início das precipitações, que serão acompanhadas pelos radares meteorológicos disponíveis no monitoramento.

De acordo com o banco de dados do CGE, dezembro acumulou até o momento, 137,4mm de chuva, o que representa aproximadamente 74,6% dos 184,2mm esperados para o mês. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A região sudeste do Brasil ainda está sob o domínio de uma massa de ar quente e úmida, o que tem provocado temperaturas elevadas, e que gerou recordes de máxima do ano, bem como para um mês de dezembro, de acordo com o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo. As simulações mais recentes dos modelos de previsão mostram que os últimos dias de dezembro serão mais chuvosos, principalmente entre os dias 29 e 31. As chuvas serão mais frequentes e com volumes mais significativos, principalmente sobre os estados de São Paulo, que inclui a Capital paulista, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Essa condição é em função da passagem de uma frente fria que irá quebrar o bloqueio atmosférico, responsável pelo forte calor na região sudeste.

No sábado (27), o cenário atmosférico se mantém inalterado. Madrugada quente, sol entre poucas nuvens no decorrer do dia e chuva isolada de curta duração no período da tarde e noite com até forte intensidade. As temperaturas variam entre mínima de 22°C na madrugada e próximas dos 33°C no período da tarde. Os índices de umidade do ar se elevam um pouco mais, com valores entre 40% e 90%.

O domingo (28) deve começar com nebulosidade variável e sol no decorrer do dia. A temperatura mínima prevista para a madrugada é de 22°C e a máxima não será muito elevada como nos dias anteriores. A previsão é de 31°C, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 50%. As chuvas voltam a ocorrer a partir da tarde e se estendem para boa parte da noite com até forte intensidade, o que pode contribuir para a formação de alagamentos localizados.