Término do Estado de atenção para alagamentos, às 17h57
26/12/2025 18:06 - Sexta-feira
Término do Estado de atenção para alagamentos:
Zona Norte, das 17h às 17h57
Zona Leste, das 17h às 17h57
Marginal Tietê, das 17h às 17h57
O forte calor e a entrada da brisa marítima formaram áreas de chuva isolada e forte na capital paulista, durante o fim da tarde desta sexta-feira (26), mas que já perderam força. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo, mostram apenas chuva fraca na Zona Oeste.
Devido ao forte calor, as próximas horas ainda seguem com condição para chuvas isoladas e fracas na cidade, com baixo potencial para alagamentos, segundo a previsão dos meteorologistas do CGE da Prefeitura de São Paulo.
De acordo com dados parciais do CGE da Prefeitura de São Paulo, a cidade registrou cerca de 3,9mm até às 17h57. Na regiões, os valores foram: Zona Norte: 6,6mm; Zona Sul: 4,3mm; Zona Oeste: 2,6mm; Zona Leste: 1,0mm; Centro: 3,4mm.
Queda de Granizo:
Jacanã às 16h52
Horto Florestal, às 17h
Rajadas de vento:
32,4km/h - Santana/Carandiru às 16h50
29,1km/h - Santana/Carandiru às 17h30
27,1km/h - Itaim Paulista/Vila Curuçá às 16h10
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Ligue 24horas:
199 - Defesa Civil
192 - SAMU
156 - Reclamações e dúvidas sobre assuntos relacionados à cidade de SP
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A região sudeste do Brasil ainda está sob o domínio de uma massa de ar quente e úmida, o que tem provocado temperaturas elevadas, e que gerou recordes de máxima do ano, bem como para um mês de dezembro, de acordo com o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo. As simulações mais recentes dos modelos de previsão mostram que os últimos dias de dezembro serão mais chuvosos, principalmente entre os dias 29 e 31. As chuvas serão mais frequentes e com volumes mais significativos, principalmente sobre os estados de São Paulo, que inclui a Capital paulista, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Essa condição é em função da passagem de uma frente fria que irá quebrar o bloqueio atmosférico, responsável pelo forte calor na região sudeste.
No sábado (27), o cenário atmosférico se mantém inalterado. Madrugada quente, sol entre poucas nuvens no decorrer do dia e chuva isolada de curta duração no período da tarde e noite com até forte intensidade. As temperaturas variam entre mínima de 22°C na madrugada e próximas dos 33°C no período da tarde. Os índices de umidade do ar se elevam um pouco mais, com valores entre 40% e 90%.
O domingo (28) deve começar com nebulosidade variável e sol no decorrer do dia. A temperatura mínima prevista para a madrugada é de 22°C e a máxima não será muito elevada como nos dias anteriores. A previsão é de 31°C, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 50%. As chuvas voltam a ocorrer a partir da tarde e se estendem para boa parte da noite com até forte intensidade, o que pode contribuir para a formação de alagamentos localizados.
