Notícias

Novo estado de atenção para alagamentos, às 17h38

29/12/2025 17:41 - Segunda-feira

Novo estado de atenção para alagamentos:


Zona Oeste, às 17h38

Marginal Pinheiros, às 17h38


Permanecem em Estado de atenção para alagamentos:


Zona Norte, desde às 17h20

Zona Leste, desde às 17h20

Centro, desde às 17h20

Marginal Tietê, desde às 17h20


Áreas de instabilidade formadas dentro da capital paulista devido ao calor e a entrada da brisa marítima, já formam chuva isolada, variando de intensidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, chove moderado com pontos fracos na Zona Leste, nas subprefeituras da Penha, Aricanduva/Formosa e Mooca.


Na Zona Norte a chuva é moderada com pontos forte em Vila Maria/Guilherme, Jaçanã e na chegada da Dutra com a Marginal Tietê, e a chegada da Ayrton Senna com a Marginal Tietê. O mesmo quadro é observado na Zona Oeste na subprefeitura de Pinheiros.


Há potencial para formação de alagamentos, devido ao lento deslocamento das instabilidades e também, potencial para rajadas de vento que podem superar os 50km/h.


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


Ligue 24horas: 


199 - Defesa Civil


192 - SAMU


156 - Reclamações e dúvidas sobre assuntos relacionados à cidade de SP


Tendência para os próximos dias:


As áreas de instabilidade ganham força nos próximos dias. No período da manhã, o sol aparece entre muitas nuvens, a sensação de tempo abafado continua e as pancadas de chuva entre a tarde e a noite serão mais frequentes, generalizadas e com volumes mais significativos. Atenção com o solo encharcado, o que vai elevar o potencial para formação de alagamentos, transbordamentos de pequenos rios e córregos e deslizamentos de terra nas áreas de risco.


Na terça-feira (30), muitas nuvens e aberturas de sol entre o período da manhã e o início da tarde. A partir do meio da tarde, a combinação de calor e entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas com intensidade moderada a forte. Há potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento. Mínima de 22°C e máxima de 31°C.


Na quarta-feira (31), último dia do ano, o tempo não muda. Muitas nuvens, sensação de tempo abafado e pancadas de chuva entre o meio da tarde e a noite. Por conta do calor e da alta umidade do ar, não se descarta chuva em forma de pancadas isoladas na hora da virada do ano. Mínima de 21°C e máxima de 30°C.