Notícias

Estado de atenção para alagamentos na Zona Sul às 19h50

01/01/2026 19:55 - Quinta-feira


Estado de atenção para alagamentos:

Zona Sul às 19h50


A propagação de áreas de instabilidade vindas da região de Sorocaba provoca chuvas na forma de pancadas isoladas sobre a Grande São Paulo. De acordo com os dados do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo, os pontos mais intensos se concentram nos municípios de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu. Estas precipitações devem se deslocar para a Zona Sul da Capital paulista e se deslocar para o ABC e Baixada Santista nas próximas horas. 


Rajadas de vento:

39,2km/h - Lapa/Vila Leopoldina às 19h20


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

Os próximos dias seguem com sol entre nuvens e tempo abafado, mas as pancadas de chuva devem ganhar força com a aproximação de uma frente fria.

A sexta-feira (02) segue com sol entre nuvens e tempo abafado. As temperaturas devem variar entre mínimas de 22°C e máximas de 29°C. No decorrer da tarde as chuvas retornam na forma de pancadas com raios, rajadas de vento e pontos de até forte intensidade, que podem se estender para o período da noite.

No sábado (03) persistem as condições de sol entre nuvens e tempo abafado. Os termômetros variam entre mínimas de 21°C e máximas que podem chegar aos 29°C. As instabilidades ganham força com a aproximação de uma frente fria, o que deve provocar chuvas mais generalizadas, principalmente entre o meio da tarde e o início da noite. Há condição para pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento, o que eleva o risco para formação de alagamentos, inundações e queda de árvores.