Notícias

Tarde de forte calor na Capital paulista , com máxima de 33,5°C

10/01/2026 15:56 - Sábado

Tarde de sábado (10) com forte calor e aumento da nebulosidade, o que mantém a sensação de abafamento. Até este momento, a temperatura média máxima chegou aos 33,5°C, enquanto os menores valores de umidade do ar estão na casa dos 32%. A brisa marítima já estimulou a formação de núcleos de chuva forte isolada sobre algumas cidades da RMSP, mas na Capital ainda não houve precipitação. Portanto, seguimos com a previsão de baixa probabilidade para chuvas significativas nas próximas horas.

A Defesa Civil Municipal mantém o estado de atenção para altas temperaturas em toda a cidade desde o dia 09/01/26 (sexta-feira), em função da previsão de máximas acima dos 32°C nos próximos dias.

O banco de dados do CGE mostra que janeiro acumulou até o momento 47,1mm de chuva, o que representa aproximadamente 18,4% dos 256,4mm esperados para o mês.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

Final de semana com tempo seco em decorrência do fortalecimento de um sistema de alta pressão atmosférica sobre a região sudeste do Brasil. Céu com poucas nuvens e maior tempo de incidência solar, permite que as temperaturas superem facilmente os 32°C.

No domingo (11), a tendência é de que o cenário atmosférico se repita, ou seja, sol, calor e elevação rápida da temperatura ao longo do dia. A mínima na madrugada deve girar em torno dos 22°C e a máxima pode chegar aos os 34°C nas horas mais quentes, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 30% a ligeiramente abaixo em alguns bairros. Mais uma vez o dia deve terminar sem previsão de chuva.

Na segunda-feira (12) ainda faz calor, com uma madrugada quente e sensação de abafamento. A mínima na madrugada deve girar em torno dos 22°C e a máxima no período da tarde atinge os 33°C, com valores mínimos de umidade do ar próximos a ligeiramente abaixo dos 30%. Entre o meio e o fim da tarde retornam as condições de pancadas isoladas de chuva, pela combinação do calor e a infiltração da brisa marítima.