Notícias

Tarde com muitas nuvens e pancadas de chuva

17/01/2026 14:14 - Sábado

A tarde deste sábado (17) já apresenta formação de áreas de instabilidade entre os municípios de Mairiporã, Guarulhos, Arujá, Itaquá, a zona leste da Capital paulista e Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano. Por enquanto, o radar meteorológico mostra apenas chuva em forma de pancadas isoladas com até moderada intensidade nos locais mencionados acima. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontam 29°C na Mooca, na zona leste, e 28°C em Perus, na zona norte. A umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 62% e 61%.


Nas próximas horas, o calor e a grande disponibilidade de umidade gera nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva inicialmente isoladas. No entanto, com a entrada da brisa marítima do meio para o fim da tarde, as precipitações ganham força e há potencial para formação de alagamentos. Atenção redobrada com o solo encharcado, pois o mesmo eleva o risco de transbordamentos de rios e córregos, além de deslizamentos de terra nas áreas de encosta. 


De acordo com o banco de dados do CGE, nos últimos quatro dias, a média pluviométrica da Capital paulista foi de 96,7mm, o que corresponde a 37,7% da média do mês de janeiro que é de 256,4mm. O acumulado de janeiro até hoje às 07h está em 150,5mm de chuva, o que equivale a aproximadamente 58,7% dos 256,4mm esperados para o mês. 


Tendência para os próximos dias:


Nos próximos dias, o tempo continua instável e por conta do solo encharcado há potencial para alagamentos, transbordamentos de pequenos rios e deslizamentos de terra nas áreas de encosta.


No domingo (18) muitas nuvens e pancadas de chuva com trovoadas e potencial para formação de alagamentos entre a tarde e a noite. Mínima de 19°C e máxima de 27°C.


Na segunda-feira (19), a propagação de uma frente fria muda o tempo. As pancadas de chuva começam de forma isolada no final da manhã, e ganham força a partir do início da tarde. À noite, as instabilidades tendem a se afastar e a entrada de ventos que passam a soprar do quadrante sul provocam a queda da temperatura. Os termômetros oscilam entre a mínima de 18°C à noite, e a máxima de 25°C no período da manhã.