Estado de atenção para alagamentos na Zona Leste às 14h24
17/01/2026 14:34 - Sábado
Estado de Atenção:
Zona Leste às 14h24
Áreas de instabilidade formadas pela combinação de calor e grande disponibilidade de umidade estão provocando chuva em forma de pancadas isoladas com intensidade moderada a forte entre São Miguel Paulista e Itaim Paulista, no extremo da zona leste. Chove forte também entre Suzano e Mogi das Cruzes, na região do Alto Tietê. Há potencial para formação de alagamentos, enxurradas repentinas. As instabilidades devem se deslocar devagar e portanto isso também aumenta o risco de transbordamentos de pequenos rios e córregos.
O tempo permanece instável nas próximas horas e outras regiões da cidade e da Grande São Paulo poderão ter chuva forte.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Ligue 24horas:
199 - Defesa Civil
192 - SAMU
156 - Reclamações e dúvidas sobre assuntos relacionados à cidade de SP
De acordo com o banco de dados do CGE, nos últimos quatro dias, a média pluviométrica da Capital paulista foi de 96,7mm, o que corresponde a 37,7% da média do mês de janeiro que é de 256,4mm. O acumulado de janeiro até hoje às 07h está em 150,5mm de chuva, o que equivale a aproximadamente 58,7% dos 256,4mm esperados para o mês.
Tendência para os próximos dias:
Nos próximos dias, o tempo continua instável e por conta do solo encharcado há potencial para alagamentos, transbordamentos de pequenos rios e deslizamentos de terra nas áreas de encosta.
No domingo (18) muitas nuvens e pancadas de chuva com trovoadas e potencial para formação de alagamentos entre a tarde e a noite. Mínima de 19°C e máxima de 27°C.
Na segunda-feira (19), a propagação de uma frente fria muda o tempo. As pancadas de chuva começam de forma isolada no final da manhã, e ganham força a partir do início da tarde. À noite, as instabilidades tendem a se afastar e a entrada de ventos que passam a soprar do quadrante sul provocam a queda da temperatura. Os termômetros oscilam entre a mínima de 18°C à noite, e a máxima de 25°C no período da manhã.
