Manhã de quinta-feira (29) termina com céu nublado, períodos de sol, sem chuvas e com temperaturas em elevação na cidade
29/01/2026 12:00 - Quinta-feira
Manhã de quinta-feira (29) termina com céu nublado, períodos de sol, sem chuvas e com temperaturas em elevação na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 27°C em média. A máxima pode chegar aos 30°C. A umidade relativa do ar oscila em torno de 64% e pode marcar até 50% nas próximas horas.
Nas próximas horas, há condição para chuva forte e inicialmente isolada na cidade. Há potencial para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos, além de rajadas de vento e granizo localizado. Essa condição é em função da combinação do calor e da alta disponibilidade de umidade na atmosfera, responsável pela formação de áreas de instabilidade e potencializadas pela infiltração da brisa marítima durante a tarde.
De acordo com o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, janeiro acumulou até às 07h00 desta quinta-feira (29), 227,7mm de chuva, o que equivale a aproximadamente 88,8% dos 256,4mm esperados para o mês.
Ainda de acordo com o monitoramento do CGE da Prefeitura de São Paulo, o dia 15/01/2026 foi o mais chuvoso do mês com 38,6mm de média na cidade. Já as subprefeituras que registraram os maiores volumes de chuva até o momento foram Parelheiros, Zona Sul: 349,7mm; Mooca, Zona Leste: 330,7mm; e Vila Maria Guilherme, Zona Norte: 317,2mm;
Já com relação às temperaturas, a maior média máxima na cidade, foi registrada em 10/01/2026 com 34,2°C. Enquanto a maior máxima absoluta, que é o maior valor registrado em todas as estações meteorológicas, ocorreu também em 10/01/2026 na Mooca, Zona Leste, com 36,4°C. Já a menor mínima média na cidade foi registrada em 21/01/2026 com 15,2°C, enquanto a menor mínima absoluta, ocorreu também em 21/01/2026 em Parelheiros, Zona Sul, com 12,2°C.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Ligue 24horas:
199 - Defesa Civil
192 - SAMU
156 - Reclamações e dúvidas sobre assuntos relacionados à cidade de SP
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A propagação de um cavado, área de baixa pressão atmosférica nos níveis médios da atmosfera vai manter a condição de chuva forte pelo menos até a sexta-feira (30). Durante o fim de semana as pancadas isoladas de chuva continuam, mas o volume de precipitação diminui.
A sexta-feira (30), deve começar com chuva fraca na madrugada, sol entre muitas nuvens durante a manhã e probabilidade de chuva rápida e isolada. No decorrer da tarde as instabilidades ganham força, o que eleva significativamente o potencial para formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, bem como deslizamentos de terra nas áreas de risco. Os termômetros variam entre mínima de 19°C na madrugada e 25°C no período da tarde. A umidade do ar segue elevada, com valores entre 65% e 95%.
No sábado (31), último dia do mês, céu com muitas nuvens e chuviscos no início da madrugada. No decorrer do dia, chuva rápida com baixo potencial para a formação de alagamentos. As temperaturas variam entre mínima de 19°C na madrugada e 27°C durante a tarde, com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 55%.
