Notícias

Término do estado de atenção para alagamentos, Zona Norte, às 16h33

08/02/2026 16:42 - Domingo

Estado de atenção para alagamentos:

Zona Norte, das 15h30 até 16h33

 

As instabilidades que atuaram na Zona Norte da capital paulista perderam intensidade e se afastam da cidade. O tempo ainda deve seguir instável pelo decorrer das próximas horas.

 

MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELA REDE TELEMÉTRICA DO ALTO-TIETÊ:

 

 26,4mm - Perus

 

MAIORES ÍNDICES REGISTRADOS PELAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS AUTOMÁTICAS DO CGE DA PREFEITURA DE SP:

 

26,2mm - Perus

 

25,2mm - Córrego Perus - Pç Inácio Dias

 

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

 

- Evite transitar em ruas alagadas

 

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

 

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

 

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

 

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

 

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

 

Ligue 24horas:

 

199 - Defesa Civil

 

192 - SAMU

 

156 - Reclamações e dúvidas sobre assuntos relacionados à cidade de SP

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações mais recentes dos modelos de previsão indicam a presença de uma frente fria na costa paulista no decorrer do domingo (08), que em conjunto com o escoamento de umidade da região Centro- Norte do País e a formação de áreas de instabilidade irão manter o tempo instável pelo menos até a próxima terça-feira (10).

A segunda-feira (09) deve ser chuvosa desde a madrugada, mantendo o tempo instável no decorrer do dia. O solo encharcado eleva substancialmente a condição para transbordamentos de córregos e rios, formação de alagamentos intransitáveis e escorregamentos de terra em áreas de risco. As precipitações devem se intensificar entre a tarde e o período da noite, com elevados volumes de precipitação acumulada no fim do dia. As temperaturas variam entre mínima de 19,0°C e máxima na casa dos 24,0°C, com umidade do ar entre 70% e 95%.

Na terça-feira (10) o cenário atmosférico será muito semelhante ao dia anterior, porém com menor volume de chuva acumulado no fim do dia. Madrugada e manhã de céu nublado, com alguns chuviscos ocasionais. No decorrer da tarde e no início da noite, retornam as condições de pancadas de chuva de até forte intensidade em alguns momentos. As temperaturas variam entre mínima de 18,0°C na madrugada e 25,0°C no período da tarde, com valores mínimos de umidade do ar ao redor dos 70%