Fim de ano com calor e pancadas de chuva nas tardes
20/12/2023 15:24 - Quarta-feira
De acordo com previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas - CGE da Prefeitura de São Paulo, órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), o Natal deve ser de sol, calor e chuva na tarde, e o fim de 2023 deve seguir com a atuação de uma frente fria na capital paulista.
“A tendência é de que o calor continue no final de semana prolongado de Natal, porém com pancadas de chuva e trovoadas entre as tardes e o início das noites”, comenta o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Thomaz Garcia. “Há potencial para chuva moderada a forte, rajadas de vento e formação de alagamentos”, complementa Garcia. O tempo segue instável na próxima semana, devido a atuação de uma frente fria que passa pelo litoral paulista, e contribui para a diminuição do calor a partir da quinta-feira (28).
As chuvas retornam de forma isoladas com moderada a forte intensidade e potencial para rajadas de vento, descargas elétricas e formação de alagamentos no meio da tarde de sexta-feira (22), devido a combinação do calor com a entrada da brisa marítima. O dia promete ser de sol forte com mínima em 19°C e máxima em 32°C.
Nos dias 23, 24 e 25/12 o cenário se repete. Os índices mínimos de umidade relativa do ar devem oscilar em torno de 35% e são esperadas chuvas com potencial para alagamentos no decorrer das tardes. “No sábado (23) essas precipitações tendem a ser mais generalizadas, devido ao calor associado com os altos índices de umidade do ar”, explica Garcia.
No domingo (24), véspera de Natal, a mínima deve ser de 21°C e máxima alcança os 29°C. No período da tarde as condições de chuvas isoladas com até forte intensidade e potencial para alagamentos retornam, porém, não devem se estender para o período da noite.
A segunda-feira (25) dia de Natal, começa com mínima de 21°C. O sol aparece e eleva rapidamente as temperaturas que devem chegar aos 33°C. "No período da tarde retornam as condições para chuvas isoladas de até forte intensidade, devido a combinação do calor e da entrada da brisa marítima. Há potencial para a formação de alagamentos", comenta o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo.
Os modelos numéricos de previsão estendida apontam que a semana que antecede o Ano Novo de 2024 deve transcorrer com sol, calor e chuva nas tardes. “Uma frente fria passa pelo litoral paulista, e o calor finalmente diminui a partir da quinta-feira (28), onde a máxima prevista é de 26°C, com chuva novamente no período da tarde, que pode ser de até forte intensidade, explica Thomaz Garcia.
A sexta-feira (29) tem mínima de 19°C e máxima que alcança os 24°C. Os ventos que sopram do mar favorecem a formação de muitas nuvens e a condição para chuva forte diminui, porém, podem ocorrer pancadas isoladas na tarde. O cenário se repete no sábado (30).
Já a véspera de Ano Novo, domingo (31), deve ter mínima em 20°C e máxima em 26°C. “Ao longo da tarde as condições de chuvas isoladas de até forte intensidade, com potencial para alagamentos retornam, porém não devem se estender para a hora da virada, que tem previsão de variação de nuvens na cidade”, finaliza o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Thomaz Garcia.