Notícias

A Capital paulista amanhece com tempo fechado

23/11/2014 06:37 - Domingo


Na Capital paulista a manhã inicia com tempo fechado e temperaturas estáveis, mas que entram em elevação nas próximas horas, como máxima prevista de 25°C. As estações meteorológicas automáticas do CGE registram 20°C em média, porém, na região de Capela do Socorro, na Zona Sul, a temperatura é de 17°C. A umidade relativa do ar encontra-se por volta dos 22%.

O radar meteorológico já demonstra haver precipitação de leve intensidade entre os municípios de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu, na Região Metropolitana de São Paulo. Durante essa manhã, são esperadas chuvas de até moderada intensidade

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (23), a passagem da frente fria por São Paulo aumenta as instabilidades sobre a Capital. As chuvas já devem ocorrer a partir do período da manhã, com intensidade moderada e ganham força ao longo da tarde. As precipitações em alguns momentos podem ser fortes, e virão acompanhadas de descargas atmosféricas e eventualmente rajadas de vento. O potencial para a formação de alagamentos aumenta significativamente. As temperaturas variam entre 19ºC ao amanhecer e 25ºC durante a tarde. As taxas de umidade relativa do ar se mantém elevadas, entre 60% e 92%. A passagem do sistema frontal provoca discreto declínio das temperaturas, mas sem provocar frio.

No início da próxima semana com o afastamento da frente fria, o dia começa com céu encoberto na segunda-feira (24). O amanhecer deve ter termômetros na casa dos 17ºC. A grande quantidade de nuvens não deixa a temperatura subir muito. A máxima não supera os 25ºC, enquanto que as taxas de umidade relativa do ar oscilam entre 55% e 95%. Entre a tarde e a noite retornam as condições para a ocorrência de pancadas de chuva isolada e de curta duração, sem potencial para a formação de alagamentos.

As simulações mais recentes indicam que uma nova frente fria passa por São Paulo entre o final da quarta-feira (26) e a quinta-feira (27), mantendo assim boas expectativas de chuvas sobre as regiões dos sistemas de abastecimento de água que estão com déficit hídrico.