Notícias

Sol e temperatura em elevação na Capital paulista

26/12/2015 10:49 - Sábado

Manhã de sábado (26) com sol entre muitas nuvens médias e altas que não provocam chuva. A madrugada foi quente e abafada como nos dias anteriores. A média das temperaturas foi de 21ºC, segundo dados das estações meteorológicas automáticas do CGE. No período da tarde a máxima atinge valores próximos dos 30ºC. A umidade do ar segue elevada, com percentuais entre 48% e 95%. 

A partir do meio da tarde e até as primeiras horas da noite os temporais retornam com chuva forte e rajadas de vento. Não há uma região preferencial para início das precipitações, que serão acompanhadas por imagens de radar. O risco para a formação de alagamentos continua elevado, assim como para deslizamento de encostas em áreas de risco e transbordamento de rios e córregos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A situação sinótica começa a mudar gradativamente, em função da formação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o litoral de Santa Catarina e o Paraná. Essa condição, associada ao fluxo de umidade da região Centro-Norte do País irá reforçar as instabilidades sobre o Estado paulista nos próximos dias.

O domingo (27) promete ter chuvas significativas em São Paulo. O dia começa com termômetros na casa dos 21ºC e a máxima alcança 29ºC nas horas mais quentes do dia. Os índices de umidade permanecem elevados e variam entre 45% e 90%. As chuvas voltam a ocorrer a partir da tarde, de uma forma mais generalizada e com até forte intensidade, em função da proximidade da área de baixa pressão, mais próxima da costa do estado paulista. O risco de deslizamentos e transbordamentos de rios e córregos segue elevado.

Na segunda-feira (28) o cenário não se altera. O dia deve amanhecer nublado e com chuva intermitente. Termômetros em torno dos 21ºC durante a madrugada e máxima prevista de 25ºC. As taxas de umidade se elevam significativamente com valores entre 65% e 98%. A partir da tarde as instabilidades ganham força sobre a região, com expectativa de elevados acumulados de chuva, principalmente na porção sul/leste do Estado de São Paulo.