Notícias

Junho termina como o segundo mais chuvoso da série do CGE

30/06/2016 17:11 - Quinta-feira

A tarde desta quinta-feira (30) prossegue com muitas nuvens e pequenas aberturas de sol na Capital paulista. Conforme o monitoramento feito pela equipe do CGE, com base na rede de estações meteorológicas, a média da temperatura máxima na Cidade foi de 24,3ºC. Os menores percentuais de umidade oscilaram entre 40% e 50%.


Junho de 2016 termina como o segundo mais chuvoso da série histórica do CGE. O volume de chuva médio acumulado na Cidade fechou em 170,9mm, sendo que a média histórica do CGE para o período é de 45,2mm. Portanto, choveu 278,1% a mais que o normal. O junho mais chuvoso desde 1995 quando iniciaram as medições, continua sendo o de 2012 quando o acumulado foi de 191,4mm.


As temperaturas ficaram abaixo do normal. A média das mínimas fechou em 11,1ºC, ou 2,3ºC inferior a média de junho que é de 13,4ºC. Já a média das máximas foi de 21ºC, ou 1,8ºC menor que os 22,8ºC normais para o mês.


As próximas horas apresentam aumento da nebulosidade e declínio gradual das temperaturas. A sensação de frio aumenta por conta da ação dos ventos que sopram do oceano. Não há previsão de chuva.


Tendência para os próximos dias: 


O ar seco continua atuando sobre boa parte da região central do país, mantendo assim a estabilidade atmosférica. A falta de chuva e os dias ensolarados agravam os índices de poluição na Cidade, bem como aumenta o risco de incêndios em áreas florestadas e a beira de rodovias. 


A sexta-feira (01) começa com formação de névoa e termômetros em torno dos 13ºC. O sol aparece no decorrer do dia e temperatura sobe rapidamente até os 25ºC, com os índices de umidade entre 38% e 94%. O dia termina com poucas nuvens e declínio lento e gradual das temperaturas, sem previsão de frio extremo.


O sábado (02) começa com potencial para formação de neblina em alguns pontos da Capital e região metropolitana. No restante do período, o tempo ensolarado e seco predomina e a temperatura apresenta ligeira elevação. Os termômetros oscilam entre 13ºC e 25ºC e os percentuais de umidade variam entre 37% e 93%.