Notícias

Temperatura em elevação e pancadas de chuva a partir da tarde em SP

08/03/2017 10:03 - Quarta-feira

Após o forte temporal em praticamente toda a RMSP ocorrido ontem, a quarta-feira (08) iniciou com termômetros na casa dos 19ºC e céu com muitas nuvens. Ao longo da manhã a nebulosidade diminui e temperatura volta a se elevar significativamente. A previsão é de máxima em torno dos 29ºC até o meio da tarde.

A combinação do calor com a umidade oriunda do mar irá formar nuvens carregadas que provocam temporais de forte intensidade, acompanhados de raios, rajadas de vento e eventuais quedas de granizo. Além disso, áreas de instabilidade devem se formar ao longo da tarde entre a região de Campinas e sul de Minas Gerais com fluxo para a Grande São Paulo.

Este cenário eleva o risco para novos transbordamentos de córregos, quedas de árvores e formação de alagamentos intransitáveis. Especial atenção às áreas de risco em função do solo extremamente encharcado pela precipitação verificada nos últimos dias, tanto na Capital como nas cidades vizinhas.

Março começou chuvoso em 2017, acumulando um volume médio de 96,7mm em apenas oito dias. Este valor representa cerca de 54,6% em relação ao esperado para todo o mês, que é de 177,2mm.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Temperaturas continuam elevadas durante as tardes e os volumes de chuva diminuem a partir da sexta-feira (10).

Na quinta-feira (09) as condições atmosféricas ainda continuam instáveis.  Madrugada com céu nublado e termômetros na casa dos 19ºC. Amanhecer com poucas nuvens e temperatura máxima prevista de 30ºC. Os índices de umidade declinam um pouco, mas ainda ficam entre 45% e 90%. As pancadas de chuva retornam no período da tarde de forma isolada e forte intensidade, porém com menor volume.

Na sexta-feira (10) o risco de chuva forte diminui em São Paulo. Amanhecer com temperatura média de 19ºC e máxima em torno dos 31ºC durante a tarde. Os índices de umidade do ar declinam um pouco e variam entre 40% e 90%. O dia será marcado por predomínio de sol entre poucas nuvens e baixo potencial para a ocorrência de chuvas, mesmo de forma isolada.