Estado de atenção para alagamentos em toda a capital paulista, às 11h12

19/05/17 11:18 - Sexta-feira

Estado de atenção para alagamentos

Zona Norte, às 11h12
Zona Leste, às 11h12
Zona Oeste, às 11h12
Zona Sudeste, às 11h12
Zona Sul, às 11h12
Centro, às 11h12
Marginal Tietê, às 11h12
Marginal Pinheiros, às 11h12

Áreas de instabilidade vindas do interior do estado, causadas por uma área de baixa pressão atmosférica, atingem a capital de forma generalizada, com alguns pontos de forte intensidade. Apesar da alta velocidade de deslocamento, a continuidade das chuvas pode causar alagamentos na cidade. Nas próximas horas, espera-se chuvas alternadas com períodos de melhoria. Não há registro de rajadas de vento até o momento.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Tendência para os próximos dias:


A área de baixa pressão atmosférica já provoca chuvas em São Paulo, especialmente na porção leste do estado. O final de semana será de tempo instável e chuvoso, com ligeira trégua no sábado (20) e o retorno das chuvas mais generalizadas no domingo (21)

No sábado (20) as chuvas perdem força, mas o tempo ainda continua instável. Madrugada com termômetros em torno dos 15ºC e céu encoberto ao amanhecer. A temperatura máxima se eleva um pouco e a máxima chega aos 21ºC durante a tarde, com os menores percentuais de umidade do ar acima dos 60%. As precipitações voltam a ocorrer entre o fim da tarde e o início da noite, porém com baixo potencial para a formação de alagamentos.

O domingo (21) promete ser chuvoso em São Paulo por conta da passagem de uma frente fria pelo estado. O dia começa com termômetros em torno dos 16ºC e a máxima não deve ultrapassar os 21ºC. A umidade do ar permanece elevada, com valores entre 65% e 95%. As precipitações mais significativas se concentram a partir da tarde e principalmente durante a noite, gerando assim elevados acumulados ao longo do dia.  Além das chuvas, há grande probabilidade para a ocorrência de rajadas de vento que podem exceder os 50km/h.