Notícias

Temperatura em rápido declínio na noite desta terça-feira (04)

04/07/2017 17:35 - Terça-feira

A cidade de São Paulo registrou a segunda temperatura média mais baixa do ano no final da madrugada. Os termômetros das estações meteorológicas automáticas do CGE aferiram 8,8ºC. A mais baixa do ano ocorreu no dia 11 de junho, com média de 7,6ºC. Hoje a máxima ficou em torno dos 18,6ºC, enquanto as menores taxas de umidade do ar permaneceram muito próximas dos 41%. As temperaturas já se encontram em declínio e os ventos de sudeste acentuam a sensação de frio durante a noite e a próxima madrugada. Há probabilidade de repetição de mais uma madrugada gelada em São Paulo, com valores de temperatura variando entre 5ºC nos bairros mais extremos e 10ºC nas regiões mais urbanizadas.

Alerta-se para a condição de seco, que aumenta a concentração de poluentes e piora a qualidade do ar. Além disso, eleva o risco para a ocorrência de incêndios em áreas florestadas e urbanizadas. A saúde também é bastante afetada, principalmente idosos e crianças. Recomenda-se, portanto,  a ingestão de bastante líquidos, proteção contra o sol e uso de vaporizadores.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Forte massa de ar frio de origem polar deixa as temperaturas baixas em boa parte do Brasil, inclusive na Capital paulista.

O mesmo cenário deve se repetir na quarta-feira (05). Amanhecer com sol e termômetros em torno dos 9ºC. O dia será marcado por sol entre poucas nuvens e temperatura máxima prevista de 20ºC. Os percentuais de umidade variam entre 38% e 85% e sem expectativa de chuva em São Paulo.

Na quinta-feira (06) as condições atmosféricas não sofrem mudanças significativas. A madrugada ainda permanece fria e os termômetros devem registrar 10ºC de média. Ao longo da tarde a temperatura sofre ligeiro aumento e espanta um pouco a sensação de frio. A máxima chega aos 21ºC, enquanto as taxas de umidade do ar variam entre 35% e 82%.