Notícias

Temperatura supera os 30ºC na tarde deste domingo em SP

13/08/2017 18:22 - Domingo

A Capital paulista registrou mais um dia quente em pleno inverno. Os termômetros das estações meteorológicas do CGE registraram média de 30,5ºC, sendo esta a tarde mais quente deste inverno, que começou no dia 21 de junho a 01h24. Até então, a tarde mais quente havia sido registrada no dia nove de agosto com temperatura média de 29,7ºC. Os índices de umidade do ar entraram em declínio, principalmente a partir do início da tarde. Em média a cidade registrou 34,3%.  A tarde mais seca do inverno é ainda o dia dois de agosto com 31,1% em média na Cidade.

Nas próximas horas a quantidade de nuvens tende a aumentar em função do deslocamento de uma frente fria que já provocou chuvas nos três estados do Sul do Brasil durante este fim de semana. Na Capital não há previsão de chuvas até o fim da noite de hoje.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
As simulações atmosféricas dos modelos de previsão do tempo continuam indicando a passagem de uma frente fria por São Paulo, associada a áreas de instabilidade (baixa pressão) na próxima semana. O tempo fica instável e chuvoso, principalmente entre a quarta-feira (16) e quinta-feira (17), elevando assim o risco para a formação de alagamentos. As chuvas devem vir acompanhadas de eventuais rajadas de vento.

Essa condição de tempo enfraquece a atuação do bloqueio atmosférico que deixou o mês de julho seco, com baixos índices de umidade do ar e apenas 0,3mm de chuva na Capital paulista.

Na segunda-feira (14), muitas nuvens pela manhã, termômetros na casa dos 15ºC e 27ºC durante a tarde. As taxas de umidade do ar permanecem acima dos 45%. A aproximação do sistema frontal deve causar chuvas, principalmente na porção sul do estado de São Paulo. Na Capital não há previsão de chuvas, apenas aumento de nuvens e ocorrência de rajadas de vento.

Na terça-feira (15), termômetros por volta dos 16ºC durante a madrugada e amanhecer com sol entre muitas nuvens. O sistema frontal continua avançado, mas as primeiras instabilidades devem ser registradas a partir do fim da tarde. Não há previsão de temporais, apenas chuvas fracas e localizadas. Não se descarta a ocorrência de ventos de rajada, sem uma região preferencial para ser indicada.  A temperatura máxima atinge os 21ºC e os percentuais de umidade do ar variam entre 65% e 90%.