Notícias

Amanhecer em SP com nebulosidade e temperaturas amenas

14/08/2017 06:15 - Segunda-feira

As primeiras horas da manhã de segunda-feira (14) apresentam nebulosidade e temperatura amenas. De acordo com dados das estações meteorológicas do CGE, a temperatura média na Capital Paulista é de 19°C.

Nas próximas horas a nebulosidade persiste e os termômetros entram em elevação, chegando aos 27ºC durante a tarde. As taxas de umidade do ar permanecem acima dos 45%. A aproximação do sistema frontal deve causar chuvas, principalmente na porção sul do estado de São Paulo. Na Capital não há previsão de chuvas, apenas aumento de nuvens e ocorrência de rajadas de vento.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


As simulações atmosféricas dos modelos de previsão do tempo continuam indicando a passagem de uma frente fria por São Paulo, associada a áreas de instabilidade (baixa pressão) na próxima semana. O tempo fica instável e chuvoso, principalmente entre a quarta-feira (16) e quinta-feira (17), elevando assim o risco para a formação de alagamentos. As chuvas devem vir acompanhadas de eventuais rajadas de vento.

Essa condição de tempo enfraquece a atuação do bloqueio atmosférico que deixou o mês de julho seco, com baixos índices de umidade do ar e apenas 0,3mm de chuva na Capital paulista.

Na terça-feira (15), termômetros por volta dos 16ºC durante a madrugada e amanhecer com sol entre muitas nuvens. O sistema frontal continua avançado, mas as primeiras instabilidades devem ser registradas a partir do fim da tarde. Não há previsão de temporais, apenas chuvas fracas e localizadas. Não se descarta a ocorrência de ventos de rajada, sem uma região preferencial para ser indicada.  A temperatura máxima atinge os 21ºC e os percentuais de umidade do ar variam entre 65% e 90%.