Notícias

Capital teve a tarde mais quente e seca do inverno

30/08/2017 17:07 - Quarta-feira

A Capital paulista teve a tarde mais quente e seca do inverno de 2017. A média da temperatura máxima foi de 32,2° e o percentual médio de umidade do ar mais baixa foi de 24,3%. Até então, a mais quente da estação era a do dia 13 de agosto, quando a média da temperatura máxima alcançou os 30,5°C, e os menores índices de umidade oscilaram em torno dos 31,1%. Neste momento, os termômetros apontam 32°C no Campo Limpo, na Zona Sul e 31°C na Vila Prudente, na Zona Leste. A umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 22% e 25%. 


Com base nas informações do CGE, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) decretou para toda a Cidade às 11h34, estado de atenção por baixa umidade do ar. Desta forma é recomendável que as pessoas evitem se exercitar ao ar livre, bebam muita água, protejam-se do sol e mantenham os ambientes internos umedecidos, com umidificadores ou toalhas molhadas. 


O dia vai terminar sem mudanças significativas. A partir do anoitecer, a temperatura tende a declinar gradualmente e os percentuais de umidade do ar aumentam na mesma proporção.


Tendência para os próximos dias:


A rápida passagem de uma fraca frente fria sobre o oceano muda a direção dos ventos e consequentemente provoca a incursão de ar frio para o leste paulista. Desta forma a quinta-feira (31) terá acentuada queda da temperatura máxima, céu nublado a encoberto e potencial para chuviscos ocasionais. Os ventos aumentam a sensação de frio e há potencial para rajadas. Mínima de 15°C e máxima de 20°C. O ar estará mais úmido, com percentuais acima dos 60%, o que juntamente com os ventos vão ajudar a diminuir a concentração dos poluentes.


Na sexta-feira (01), predomínio de céu nublado e pequenas aberturas de sol. Os termômetros variam entre 13°C ao amanhecer e 22°C no meio da tarde. A umidade relativa do ar se mantém acima dos 50% e não há expectativa de chuva significativa.