Notícias

Variação de nuvens e termômetros em declínio na Capital paulista

02/09/2017 22:04 - Sábado

A noite paulistana segue com gradual declínio nas temperaturas e sensação de frio. Dados das estações meteorológicas automáticas do CGE apontam 14ºC em média. Em Parelheiros, na Zona Sul, registra-se 12ºC. A umidade relativa do ar oscila acima dos 75% na maioria dos bairros. Segundo a equipe de meteorologia do CGE, nas próximas horas não há previsão de mudanças significativas nas condições do tempo, apenas variação de nebulosidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As simulações atmosféricas mais recentes indicam tempo seco e sem previsão de chuvas ao longo da próxima semana. Grande amplitude térmica e baixos índices de umidade do ar durante as tardes. Essa condição eleva o risco para a ocorrência de incêndios florestais. A sequência de dias sem chuva aumenta também a concentração de poluentes e favorece o aparecimento de doenças respiratórias, principalmente em idosos e crianças.

O domingo (03) será marcado por poucas nuvens e predomínio de sol desde as primeiras horas da manhã. Durante a madrugada os termômetros oscilam em torno dos 14ºC, com sensação térmica abaixo desse valor. A presença do sol mais constante faz a temperatura subir rapidamente e a máxima esperada é de 28ºC. Os percentuais de umidade do ar entram em declínio, com os menores valores próximos dos 31%.

A próxima semana será de muito calor e baixos índices de umidade do ar em função do da presença de um sistema de alta pressão atmosférica em altitude. Portanto, a segunda-feira (04) deve iniciar com sol, poucas nuvens e termômetros na casa dos 15ºC. O vento predominante passa a soprar do quadrante norte, transportando ar mais quente em direção ao leste paulista. As temperaturas entram rapidamente em elevação, com expectativa de 30ºC durante a tarde, enquanto a umidade do ar fica muito próxima dos 30% nas horas mais quentes do dia.