Notícias

Mais uma tarde seca e com temperaturas elevadas na Capital paulista

04/09/2017 17:12 - Segunda-feira

A forte massa de ar seco sobre boa parte do Sudeste e Centro-Oeste do País foi determinante para mais uma tarde com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar.  A cidade de São Paulo com seus microclimas respondeu de forma diferente para diversas Prefeituras Regionais. Em algumas, os percentuais abaixo dos 30% determinaram o estado de atenção para baixa umidade. Em outras, houve registro de valores de umidade abaixo dos 20%, o que resultou na decretação do estado de alerta pela Coordenadoria de Defesa Civil de São Paulo (COMDEC). A temperatura máxima hoje chegou aos 29,5ºC, cerca de 4,1ºC acima da média da Cidade estipulada para o mês de setembro. Nas próximas horas não serão observadas mudanças significativas nas condições do tempo, que segue com céu claro e ligeira sensação de calor.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A massa de ar seco continua garantindo tempo estável e sem previsão de chuva ao longo da semana, inclusive no feriado prolongado de "7 de setembro". Os dias serão ensolarados, quentes e com baixos percentuais de umidade do ar.  Portanto, alerta-se para o maior risco de incêndios florestais, bem como problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos.

Na terça-feira (05) o quadro sinótico não se altera. Madrugada com céu claro, termômetros em torno dos 15ºC e vento soprando do quadrante norte. A ausência de nebulosidade significativa faz a temperatura subir rapidamente. A máxima prevista é de 29ºC e as menores taxas de umidade declinam ainda mais, com valores ligeiramente abaixo dos 30%.

Na quarta-feira (06) ainda faz um pouco de frio durante a madrugada. Os termômetros devem registrar 13ºC de média na cidade e, nos bairros mais afastados, um pouco menos. O amanhecer terá poucas nuvens e predomínio de sol, com previsão de temperatura máxima na casa dos 26ºC nas horas mais quentes do dia. A umidade do ar se eleva discretamente e os menores valores devem ficar acima dos 48%, por contas dos ventos que irão soprar do quadrante sul/sudeste, mas sem previsão de chuvas.