Notícias

A noite segue com tempo firme

11/09/2017 21:35 - Segunda-feira


A noite segue com céu claro e temperaturas agradáveis que encontram-se em lento declínio, com mínima prevista de 17°C. As estações meteorológicas automáticas do CGE registram 24°C em média e a umidade relativa do ar gira em torno dos 40% na maioria dos bairros paulistanos.  Não há previsão para chuvas.  

Nas próximas horas, será observa a perda radiativa, que nada mais é que do que a queda da temperatura no período da noite em função da liberação de calor para a atmosfera por conta da falta de nebulosidade. Isto tem acontecido regularmente pela atuação da forte massa de ar seco que domina o tempo há pelo menos vinte e um dias na Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


O bloqueio atmosférico continua influenciando as condições atmosféricas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, bloqueando o avanço dos sistemas frontais e impedindo a formação de nuvens que provocam chuva, pelo menos até o dia 20 de setembro, segundo as últimas simulações.

Este cenário proporciona dias ensolarados e quentes, com grande amplitude térmica durante o dia. Os profissionais da saúde alertam para aparecimento de infecções respiratórias, ressecamento de mucosas do nariz e garganta, ressecamento da pele e agravamento das doenças respiratórias pré-existentes, como asma, bronquite rinite e outras.

É nesta época também que há um aumento significativo de queimadas e incêndios florestais que afetam diretamente o meio ambiente em que vivemos. Fumaça à beira de rodovias pode causar restrição de visibilidade e, consequentemente, acidentes fatais envolvendo veículos.

A terça-feira (12) promete ser mais um dia com tempo seco e ensolarado.  As temperaturas devem variar entre mínimas de 17°C e máximas que podem chegar aos 30°C. As taxas de umidade devem atingir valores em torno dos 26% nas horas mais quentes do dia.

Na quarta-feira (13) nada muda nas condições meteorológicas. Temperaturas amenas na madrugada, na casa dos 17ºC e predomínio de sol ao longo do dia. Céu com poucas nuvens, temperatura máxima prevista de 31ºC e percentuais de umidade do ar entre 29% e 78%.