Notícias

Calor no início da tarde paulistana

16/09/2017 12:25 - Sábado


A tarde inicia com céu claro, sensação de calor e temperaturas que permanecem em elevação, com máxima prevista de 30°C. As estações meteorológicas automáticas do CGE aferem 27°C em média e a umidade relativa do ar encontra-se em torno dos 45%. Não há previsão para chuva. O vento de sudeste com até moderada intensidade injeta um pouco mais de umidade na faixa leste do estado paulista, amenizando um pouco o calorão fora de época dos últimos dias, inclusive com seguidos recordes de temperatura e baixos percentuais de umidade.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Neste fim de semana uma frente fria avança lentamente pelo oceano na altura do litoral Sul do Brasil e promove a mudança na direção do vento em superfície. Em altitude, continua o fluxo de ar quente oriundo do interior do País. A massa de ar quente e seco segue inibindo a formação de nuvens de chuva e impedindo a livre passagem de frentes frias pelo Sudeste. Essa condição mantém o céu com poucas nuvens, temperaturas acima da média para setembro e baixos índices de umidade do ar.

O domingo (17) também será ensolarado e quente. Céu com poucas nuvens, redução de visibilidade ao amanhecer e termômetros entre mínima de 16ºC e máxima por volta dos 30ºC. Os percentuais de umidade do ar seguem com valores baixos e muito próximos dos 35%. O vento predominante permanece de sudeste, amenizando assim a sensação de calor extremo.

A próxima semana ainda será quente e seca e sem previsão de chuva. Os percentuais de umidade estarão mais baixos no interior do estado, enquanto na faixa leste, valores acima dos 33%. As temperaturas oscilam entre mínima de 17ºC e máxima de 30ºC. Haverá predomínio de sol entre poucas nuvens e restrição de visibilidade horizontal nas primeiras horas da manhã.