Notícias

Início de tarde com céu claro e calor

17/09/2017 12:54 - Domingo


A tarde inicia com céu claro e forte sensação de calor na capital paulista. A temperatura média aferida pelas estações meteorológicas do CGE é de 31°C e a umidade relativa do ar oscila em 31%. Nas próximas horas a temperatura ainda se eleva um pouco mais e a umidade também passa por declínio. Não há previsão para chuvas. Alerta-se que estas condições de tempo seco, seguem dificultando a dispersão de poluentes e favorecendo a formação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e requer maiores cuidados com a saúde e hidratação. Para maiores informações acesse o link https://www.cgesp.org/v3/umidade-relativa-do-ar.jsp.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Neste fim de semana uma frente fria avança lentamente pelo oceano na altura do litoral Sul do Brasil e promove a mudança na direção do vento em superfície. Em altitude, continua o fluxo de ar quente oriundo do interior do País. A massa de ar quente e seco segue inibindo a formação de nuvens de chuva e impedindo a livre passagem de frentes frias pelo Sudeste. Essa condição mantém o céu com poucas nuvens, temperaturas acima da média para setembro e baixos índices de umidade do ar.

Não chove na Capital paulista faz exatamente 27 dias, lembrando que em 2016 foram registrados apenas 18,4mm de precipitação em setembro.

A segunda-feira (18) terá uma madrugada com termômetros na casa dos 17ºC e um amanhecer com sol entre pouquíssimas nuvens. O vento predominante de superfície irá soprar do quadrante sudeste, trazendo ligeiro alívio na sensação de calor ao longo do dia. Mesmo assim, a máxima chega aos 30ºC e os menores percentuais de umidade permanecem muito próximos dos 30% ou ligeiramente abaixo em alguns bairros considerados mais secos e desprovidos de espelhos d'água e vegetação.

A terça-feira (19) segue a tendência dos dias anteriores. Predomínio de sol, poucas nuvens e temperaturas variando entre mínima de 17ºC e máxima beirando os 30ºC, e sem previsão de chuvas. Os índices de umidade ainda permanecem abaixo do recomendável, onde os menores valores devem ficar muito próximos dos 30%.