Notícias

Vento do quadrante sul e temperaturas em declínio na Capitral paulista

19/09/2017 18:29 - Terça-feira

A terça-feira (19) segue com variação de nuvens, ventos do quadrante sul com até moderada intensidade. Os termômetros registram em média neste momento, cerca de 20ºC, mas a sensação é de pelo menos 3ºC a menos, provocando ligeira sensação de frio nas próximas horas e durante a madrugada. O dia vai terminar sem previsão de chuvas e redução de visibilidade provocada por névoa úmida, principalmente nos trechos de serra e baixadas.

Hoje faz exatamente 29 dias que não chove na Capital paulista. O último registro foi no dia 21 de agosto. A partir daquela data, um bloqueio atmosférico se instalou sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, impedindo a livre passagem das frentes frias e a formação de nuvens carregadas que provocam chuvas significativas. O resultado da permanência dessa massa de ar quente e seco foram dias ensolarados e quentes, principalmente entre os dias oito e 17 de setembro, quando ocorreu uma sequência ininterrupta de dez dias com temperaturas acima dos 30ºC no município de SP.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
O último dia do inverno no dia 22 de setembro às 17h02 deve ser marcado por céu com poucas nuvens, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. Não previsão de chuvas. As simulações atmosféricas mais recentes começam a indicar condição de chuva apenas na última semana de setembro.

Na quarta-feira (20) o ar seco volta a se manifestar com índices de umidade em queda a partir do início da tarde. Madrugada com termômetros na casa dos 16ºC, vento de sudeste e névoa úmida ao amanhecer. Ao longo do dia sol entre poucas nuvens e temperatura máxima prevista de 29ºC. Não há previsão de chuva, mesmo com a chegada da brisa marítima no fim da tarde, apenas ligeiro aumento de nebulosidade.

Na quinta-feira (21) pouca coisa muda nas condições do tempo. As temperaturas variam entre mínima de 16ºC e a máxima chega aos 30ºC, enquanto os percentuais de umidade do ar voltam a declinar, com as menores taxas muito próximas dos 35%. O predomínio será de sol ao longo do dia e sem previsão de chuvas.