Notícias

Sol, variação de nebulosidade e temperaturas em elevação

28/09/2017 09:26 - Quinta-feira

A madrugada desta quinta-feira (28) foi quente na Capital paulista. Os termômetros registraram média de 18,2ºC. O dia começou com sol entre nuvens e restrição de visibilidade horizontal em alguns bairros por conta da formação de névoa. Hoje a temperatura máxima chega aos 27ºC e as taxas de umidade do ar devem oscilar entre 42% e 90%. A probabilidade para a ocorrência de chuva é baixa em São Paulo mas devem ocorrer em parte do Vale do Paraíba, de forma muito isolada.

A Capital completou ontem 37 dias sem chuva e esse cenário contribuiu significativamente para potencializar a propagação de queimadas e incêndios florestais, além de aumentar os problemas relacionados com a saúde, principalmente em idosos e crianças. A qualidade do ar também ficou prejudicada com a concentração de poluentes.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
O tempo seco está com os dias contados. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam o retorno das precipitações mais generalizadas e significativas a partir do final da noite de sexta-feira (29), com o prolongamento dela para a madrugada do sábado (30). O início de outubro também será com chuva em boa parte do Sudeste. O responsável por esta mudança é a propagação de um cavado, área alongada de baixa pressão atmosférica, a partir do interior do estado.

A sexta-feira (29) ainda deve começar com sol e temperaturas em elevação. Mínimas de 17ºC e máximas em torno dos 26°C. Os percentuais de umidade estarão mais elevados e oscilam entre 50% e 90%. No fim do dia a nebulosidade aumenta e há condições para chuvas na forma de pancadas na Grande São Paulo e Capital, que vêm acompanhadas de trovoadas e eventuais de rajadas de vento.

As chuvas generalizadas iniciam já na madrugada do sábado (30), com potencial inclusive para a formação de alagamentos. As precipitações ocorrem com até forte intensidade em alguns momentos e acompanhadas de descargas atmosféricas (raios) e rajadas de vento. O dia promete ser chuvoso, o que deve acumular volumes expressivos de precipitação. As temperaturas não sobem muito e variam entre mínimas de 16ºC e máximas que não devem superar os 23ºC, enquanto os menores índices de umidade se mantêm acima dos 75%.