Notícias

Na Capital Paulista a madrugada segue sem registro de chuva

29/09/2017 03:38 - Sexta-feira


As condições de tempo seguem sem alterações significativas na Capital Paulista. O permanece encoberto e os termômetros registraram pequeno declínio na temperatura. De acordo com dados das estações meteorológicas do CGE, a média oscila em torno dos 16°C. Imagens recentes de radar meteorológico indicam ausência de chuva em toda faixa leste do Estado. Entretanto podem ocorrer pontos isolados e intermitentes de chuviscos. Esse panorama persiste até o início da manhã.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


O tempo seco está com os dias contados. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam o retorno das precipitações mais generalizadas e significativas a partir do final da noite de sexta-feira (29), com o prolongamento dela para a madrugada do sábado (30). O início de outubro também será com chuva em boa parte do Sudeste. O responsável por esta mudança é a propagação de um cavado, área alongada de baixa pressão atmosférica, a partir do interior do estado.

A sexta-feira (29) ainda deve começar com sol e temperaturas em elevação. Mínimas de 17ºC e máximas em torno dos 26°C. Os percentuais de umidade estarão mais elevados e oscilam entre 50% e 90%. No fim do dia a nebulosidade aumenta e há condições para chuvas na forma de pancadas na Grande São Paulo e Capital, que vêm acompanhadas com trovoadas e eventuais de rajadas de vento.

As chuvas generalizadas iniciam já na madrugada do sábado (30), com potencial inclusive para a formação de alagamentos. As precipitações ocorrem com até forte intensidade em alguns momentos e acompanhadas de descargas atmosféricas (raios) e rajadas de vento. O dia promete ser chuvoso, o que deve acumular volumes expressivos de precipitação. As temperaturas não sobem muito e variam entre mínimas de 16ºC e máximas que não devem superar os 23ºC, enquanto os menores índices de umidade se mantêm acima dos 75%.