Notícias

Tarde segue com céu encoberto e previãos de chuvas entre o fim da tarde e noite

29/09/2017 15:56 - Sexta-feira

A tarde desta sexta-feira (29) segue com céu encoberto, temperaturas amenas, na casa dos 19ºC e previsão de chuva a partir do fim da tarde e início da noite. Os radares meteorológicos já mostram áreas de instabilidade com intensidade moderada e pontos fortes sobre a região de captação dos reservatórios do Sistema Cantareira, principalmente no sul de Minas Gerais. Nos arredores das instabilidades também chove forte, mas de forma isolada. Hoje a temperatura máxima chegou aos 21,4ºC, enquanto as menores taxas de umidade do ar se mantiveram acima dos 60%.

Nas próximas horas e principalmente durante a noite e a madrugada as instabilidades ganham força, com potencial para a formação de alagamentos. As chuvas devem vir acompanhadas de raios e eventuais rajadas de vento, o que pode potencializar as ocorrências de quedas de árvores.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Uma grande área de baixa pressão atmosférica já atua sobre o Mato Grosso do Sul, Paraguai e Oeste da região Sul do Brasil, e deve provocar chuvas fortes e rajadas de vento nesta sexta-feira (29) sobre essas regiões. As instabilidades se deslocam em direção ao Sudeste e chegam ao sul e oeste de São Paulo a partir do fim da tarde e se intensificam durante a noite.

No sábado (30), as áreas de instabilidade ganham força principalmente na madrugada e período da manhã, mantendo as condições para a formação de alagamentos. O dia será marcado por elevados volumes de precipitação, que diminuem no fim do período. As temperaturas variam entre mínima de 16ºC e máximas que não superam os 22ºC. As taxas de umidade do ar permanecem elevadas em função das chuvas e oscilam entre 65% e 90%.

No domingo (01) as chuvas dão uma trégua e o sol aparece entre nuvens nas primeiras horas da manhã. Madrugada com termômetros em torno dos 17ºC e máxima prevista de 28ºC durante a tarde. Os percentuais de umidade sofrem ligeiro declínio e oscilam entre 45% e 90%. Não há previsão de chuvas, que retornam no início da próxima semana na forma de pancadas, com intensidade moderada a forte.