Notícias

A noite paulistana segue com chuvas e temperaturas em declínio

29/09/2017 18:09 - Sexta-feira

A noite paulistana transcorre com chuvas e temperaturas em gradual declínio. Dados das estações meteorológicas automáticas do CGE apontam temperatura média de 17ºC. No Jabaquara, na Zona Sul, registra-se 16ºC. Já em Pirituba, na Zona Norte, observa-se 19ºC. A umidade relativa do ar oscila acima dos 80% na maioria dos bairros.

Uma área de instabilidade próxima do município de Campinas e com deslocamento de norte para sul, se aproxima da Grande São Paulo. As chuvas atingem primeiramente os municípios e bairros a oeste da Capital paulista.

Conforme previsão da equipe de meteorologia do CGE, durante a noite e a madrugada as instabilidades ganham força, com potencial para a formação de alagamentos. As chuvas devem vir acompanhadas de raios e eventuais rajadas de vento, o que pode potencializar as ocorrências de quedas de árvores.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Uma grande área de baixa pressão atmosférica já atua sobre o Mato Grosso do Sul, Paraguai e Oeste da região Sul do Brasil, e deve provocar chuvas fortes e rajadas de vento nesta sexta-feira (29) sobre essas regiões. As instabilidades se deslocam em direção ao Sudeste e chegam ao sul e oeste de São Paulo a partir do fim da tarde e se intensificam durante a noite.

No sábado (30), as áreas de instabilidade ganham força principalmente na madrugada e período da manhã, mantendo as condições para a formação de alagamentos. O dia será marcado por elevados volumes de precipitação, que diminuem no fim do período. As temperaturas variam entre mínima de 16ºC e máximas que não superam os 22ºC. As taxas de umidade do ar permanecem elevadas em função das chuvas e oscilam entre 65% e 90%.

No domingo (01) as chuvas dão uma trégua e o sol aparece entre nuvens nas primeiras horas da manhã. Madrugada com termômetros em torno dos 17ºC e máxima prevista de 28ºC durante a tarde. Os percentuais de umidade sofrem ligeiro declínio e oscilam entre 45% e 90%. Não há previsão de chuvas, que retornam no início da próxima semana