Notícias

Frente fria avança em direção ao Sudeste e muda o tempo em São Paulo neste sábado (04)

04/11/2017 17:45 - Sábado

A frente fria avança pelo oceano e, associada a áreas de instabilidade pelo interior dos estados do Paraná e Santa Catarina, provoca chuvas fortes com raios e rajadas de vento por onde passa. Na Capital paulista ainda não há registro de precipitação, apenas ocorrência de algumas rajadas de vento que já chegaram aos 53km/h. Os percentuais de umidade do ar se mantiveram acima do 48% na maior parte dos bairros da Capital paulista, enquanto a temperatura máxima atingiu 28ºC.

Considerando a velocidade de deslocamento do sistema, a previsão para a Capital e RMSP é que as primeiras pancadas de chuva ocorram no período da noite. Alerta-se, portanto, para grande probabilidade de quedas de árvores em função das rajadas de vento que venham a ocorrer.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O deslocamento de uma frente fria pelo oceano na altura do litoral paulista neste fim de semana muda o tempo em São Paulo. O sistema estará associado a uma área de baixa pressão atmosférica que irá se formar sobre o Paraguai e evoluir em direção aos estados do sul do Brasil e posteriormente para a região sudeste.

As precipitações provocadas pelo avanço da frente fria se prolongam para a madrugada de domingo (05), mas de uma forma menos intensa. Com o avanço do sistema frontal por São Paulo as chuvas ganham força a partir da tarde, com potencial para a formação de alagamentos e quedas de árvores. O tempo fechado e chuvoso inibe a elevação das temperaturas durante o dia. Mínima de 18ºC e máxima que não deve superar os 22ºC. Os percentuais de umidade do ar se mantêm elevados e acima dos 70%.

Na segunda-feira (06) as chuvas ainda permanecem sobre boa parte do estado de São Paulo. Na Capital, a madrugada deve registrar céu encoberto, termômetros na casa dos 15ºC e vento soprando do quadrante sul/sudeste, em função da passagem da frente fria pelo litoral paulista. O volume de chuvas diminui, bem como sua intensidade. A temperatura máxima não supera os 21ºC, com as menores taxas de umidade do ar acima dos 75%.