Notícias

Estado de atenção para alagamentos na Zona Leste, Marginal Tietê e nas prefeituras regionais de Vila Maria/Guilherme, Jaçanã/Tremembé e Santana, Zona Norte, às 17h55

16/11/2017 18:00 - Quinta-feira

Estado de atenção para alagamentos

Prefeitura Regional de Vila Maria/Guilherme, Zona Norte, às 17h55
Prefeitura Regional de Jaçanã/Tremembé, Zona Norte, às 17h55
Prefeitura Regional de Santana, Zona Norte, às 17h55
Zona Leste, às 17h55
Marginal Tietê, às 17h55

Áreas de instabilidade, formadas pelo calor e a alta disponibilidade de umidade na atmosfera, já atuam com forte intensidade na Capital paulista. Imagens do radar meteorológico mostram precipitação forte na Zona Leste, principalmente nos bairros de Lajeado, Guaianases, Ermelino Matarazzo, Ponte Rasa e Artur Alvim. Jaçanã/Tremembé na Zona Norte, também chove forte.

Na grande São Paulo chove forte em Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Santo André, Rio Grande da Serra e Mairiporã. O tempo segue instável nas próximas horas, segundo previsão dos meteorologistas do CGE.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

As últimas simulações atmosféricas continuam indicando a passagem de uma frente fria por São Paulo no fim de semana. O sistema irá provocar chuvas com até forte intensidade, rajadas de vento e potencial para a formação de alagamentos, principalmente entre o sábado (18) e a próxima segunda-feira (20). A temperatura entra em declínio, amenizando o calor registrado nos dias anteriores.

Na sexta-feira (17), mais uma madrugada quente e abafada com termômetros na casa dos 20ºC. O amanhecer será com predomínio de sol entre poucas nuvens sobre a Grande São Paulo.  Entre o meio da tarde e as primeiras horas da noite, o calor e a disponibilidade de umidade formam áreas de instabilidade que causam chuvas em forma de pancadas isoladas, mas com até forte intensidade. As características das precipitações serão de curta duração e com intensidade moderada a forte, acompanhadas de trovoadas e eventuais rajadas de vento.
 
No sábado (18) a frente fria se aproxima de São Paulo e, por conta disso, as instabilidades pré-frontais já devem ser observadas a partir do período da manhã. São esperadas pancadas de chuvas isoladas com até forte intensidade e que se prolongam para o restante do dia. Em função das precipitações e da maior quantidade de nuvens as temperaturas variam entre mínima de 20ºC, com máxima que não deve superar os 28ºC. Os índices de umidade do ar se elevam, com os menores valores acima dos 52%.