Notícias

Estado de atenção para alagamentos, às 16h20

17/11/2017 16:39 - Sexta-feira

Estado de atenção para alagamentos


Zona Norte, às 16h20

Zona Oeste, às 16h20

Zona Sudeste, às 16h20

Zona Sul, às 16h20

Centro, às 16h20

Marginal Tietê, às 16h20

Marginal Pinheiros, às 16h20


Áreas de instabilidade, vindas da região de Sorocaba e Campinas começam a atuar com forte intensidade na Capital paulista. Imagens do radar meteorológico mostram precipitação forte nas Zonas Norte, nos bairros de Jaraguá, Pirituba, Brasilândia e Freguesia do Ò. Já na Zona Sudeste, chove forte nos bairros de Vila Mariana, Moema e Saúde. Na Zona Sul chove moderado nos bairros de Engenheiro Marsilac e Parelheiros. Essas instabilidades seguem para o ABC paulista, mas podem atuar também na Zona Leste na próxima hora.


De acordo com os meteorologistas do CGE, as próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas que podem atuar durante o período da noite, com potencial para raios e algumas rajadas de vento. O solo encharcado e a continuidade das condições de chuva elevam o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra nas áreas de risco da Capital paulista. 


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas;


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


A propagação do sistema frontal pelo litoral paulista deve deixar o tempo instável no fim de semana, com chuvas generalizadas e declínio das temperaturas. Com isso, permanecem elevados os riscos para enchentes e deslizamentos de terra.


O sábado (18) ainda deve começar com tempo abafado e o sol pode aparecer entre nuvens no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 19°C e máximas que podem chegar aos 31°C. As áreas de instabilidade associadas com a frente fria pelo oceano causam chuvas na forma de pancadas com até forte intensidade, que devem se concentrar no período da tarde. 


No domingo (19) o sistema frontal deixa o tempo fechado e chuvoso, além de favorecer o declínio das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 18°C, enquanto as máximas não devem superar os 22°C.