Notícias

Aproximação da frente fria já começa a gerar áreas de instabilidade sobre o estado

18/11/2017 14:44 - Sábado

O sol favoreceu a elevação das temperaturas, provocando uma tarde abafada neste sábado. De acordo com as estações meteorológicas do CGE, os termômetros chegaram aos 30ºC, enquanto a umidade relativa do ar permaneceu acima dos 45%.


O tempo abafado e a aproximação de uma frente fria já começam a gerar áreas de instabilidade na região de Sorocaba, que devem atingir a Grande São Paulo nas próximas horas. As chuvas devem ocorrer na forma de pancadas generalizadas com pontos de forte intensidade, raios e rajadas de vento. O solo encharcado e a continuidade das chuvas para o período da noite elevam o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra nas áreas de risco da Capital paulista. 


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


A propagação do sistema frontal pelo litoral paulista deve deixar o tempo instável no fim de semana, com chuvas generalizadas e declínio das temperaturas. Com isso, permanecem elevados os riscos para enchentes e deslizamentos de terra.


No domingo (19) a frente fria se propaga pelo litoral paulista, deixando o tempo fechado e chuvoso. A maior cobertura de nuvens impede que as temperaturas subam muito. As mínimas oscilam em torno dos 17°C, enquanto as máximas não devem superar os 23°C.


A segunda-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, ainda deve apresentar muita nebulosidade e chuvas alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia. A frente fria se afasta gradativamente do litoral paulista, mas os ventos úmidos que passam a soprar do oceano ainda deixam o tempo fechado e as temperaturas amenas na Grande São Paulo. Os termômetros variam entre mínimas de 16°C e máximas que não devem superar os 22°C.