Notícias

Pancadas de chuva voltam a atingir a RMSP a partir da tarde desta segunda-feira (27)

27/11/2017 15:24 - Segunda-feira

Após as chuvas fortes que provocaram alagamentos e transbordamento de córregos na RMSP, houve um período considerável de trégua até o início desta tarde de segunda-feira (27). Os radares meteorológicos indicam a formação de núcleos isolados de chuva na Capital e Grande São Paulo, em função da combinação de calor e umidade. Entretanto, as instabilidades mais fortes estão avançando da região de Sorocaba em direção à Capital paulista e devem chegar na próxima hora. O solo encharcado e o alto volume de precipitação registrado desde a madrugada, potencializam as condições para a ocorrência de novos alagamentos e até transbordamento de córregos e rios. Além disso, o risco de escorregamento de encostas também é bastante significativo. Hoje a temperatura máxima chegou aos 27,4ºC e as taxas de umidade do ar se mantiveram acima dos 60%

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação de áreas de instabilidade do interior do estado e o posicionamento de uma frente fria sobre o oceano na altura do litoral de São Paulo reforçam as chuvas sobre a RMSP nesta segunda-feira (27).

Na terça-feira (28) as chuvas começam a diminuir de intensidade sobre a região da Grande São Paulo. A madrugada inicia com temperatura mínima de 17ºC e durante a tarde a máxima não supera os 21º em função do tempo mais fechado e chuvoso. Os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante sul/sudeste, proporcionando ligeira sensação de frio. A umidade do ar estará elevada, com índices superiores aos 60%.

Na quarta-feira (29) o tempo volta a melhorar gradativamente. Madrugada com termômetros na casa dos 15ºC, céu nublado e sem chuva. Ao longo do dia o sol aparece entre nuvens, mas mesmo assim as temperaturas não sobem muito. A máxima não supera os 23ºC, enquanto as taxas de umidade do ar permanecem acima dos 50%. O dia vai termina sem chuva significativa, mas não se descarta chuviscos isolados no início da noite em função dos ventos que passam a soprar do quadrante sul/sudeste.