Notícias

Manhã de sábado (13) com muitas nuvens e chuva fraca /chuviscos intermitentes

13/01/2024 08:21 - Sábado

Após uma sexta-feira (12) extremamente chuvosa, com índice pluviométrico médio de 51,2mm, a Capital paulista amanheceu com céu encoberto, chuva fraca e chuviscos intermitentes, com vento predominante de sul/sudeste. A madrugada deste sábado (13) também registrou chuva, com valor médio de 10,1mm. Todo esse volume acumulado foi em decorrência da passagem de uma frente fria, associada a uma área de baixa pressão atmosférica posicionada sobre o oceano, entre o litoral de São Paulo e o Rio de Janeiro. 

Hoje o dia será marcado por muitas nuvens, chuviscos e chuva fraca a moderada no período da tarde. A temperatura mínima deverá ser registrada no fim da noite, com previsão de 18°C e máxima por volta dos 24°C no período da tarde. Essa condição meteorológica trouxe alívio ao forte calor registrado nos últimos dias. Mesmo com previsão de um volume de chuva menor, o potencial para a formação de alagamentos e escorregamentos de encosta em áreas de risco é elevado, em função de sequência dos quatro dias seguidos com chuva forte em São Paulo.

Em situações de chuva forte, o CGE da Prefeitura de São Paulo recomenda não permanecer embaixo de árvores e da rede elétrica, procurar edificações seguras e nunca enfrentar os alagamentos e enxurradas. 

Os dados do CGE mostram que janeiro acumulou até o momento 136,0mm, o que equivale aproximadamente 53% dos 256,5mm esperados para o mês.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (14), o sistema frontal avança em direção ao sudeste e a chuva diminui em São Paulo. Os ventos úmidos que sopram do mar contra a costa paulista mantêm o céu com muitas nuvens, mas com aberturas de sol no decorrer do dia. As temperaturas oscilam entre mínima de 19°C e a máxima pode chegar aos 28°C, com percentuais mínimos de umidade do ar ao redor dos 50%. Durante a tarde não se descarta algumas pancadas rápidas de chuva, porém com baixo potencial para a formação de alagamentos.

A segunda-feira (15), será um dia típico de verão, com pancadas isoladas de chuva no período da tarde, em função do calor e da chegada da brisa marítima. Os termômetros devem registrar mínima de 21°C e máxima por volta dos 30°C. Os índices de umidade do ar nas horas de maior aquecimento oscilam em torno dos 45%.