Notícias

Céu com muitas nuvens e previsão de chuva no fim da tarde

28/01/2024 15:50 - Domingo

Após o forte temporal que atingiu a Capital paulista e cidades da RMSP, a tarde deste domingo (28) segue com muitas nuvens e sem chuva até o momento desta postagem. Entretanto, a equipe do CGE da Prefeitura de São Paulo monitora a propagação de novas áreas de instabilidade a partir do setor oeste do estado em direção à faixa leste paulista. As precipitações têm moderada a forte intensidade e podem chegar entre o fim da tarde e o início da noite com trovoadas, descargas elétricas, vento de rajada e eventual queda de granizo. Essa condição meteorológica eleva o potencial para a formação de alagamentos intransitáveis, transbordamento de rios e córregos, quedas de árvores, bem como deslizamentos de encostas em áreas de risco. Hoje as estações meteorológicas automáticas do CGE registraram temperatura máxima de 23,5°CC e percentuais mínimos de umidade do ar em torno 60%.

Os dados do CGE mostram que janeiro acumulou até às 13h00 de hoje cerca de 255,4mm, que representa 99,6% dos 256,5mm esperados para o mês. Resta, portanto, apenas 1,1mm para que a média de janeiro seja atingida antes do término do mês.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A próxima semana também será marcada por pancadas de chuva nos finais de tarde, com temperaturas em elevação.

A segunda-feira (29) deve começar com uma madrugada de céu nublado, termômetros na faixa dos 18°C e vento do quadrante norte que persiste no decorrer do dia. Em função disso as temperaturas se elevam um pouco mais, principalmente à tarde. A máxima pode chegar aos 29°C com índices mínimos de umidade do ar na casa dos 42%. No período da tarde são esperadas pancadas rápidas e isoladas de chuva com baixo potencial para a formação de alagamentos.

Na terça-feira (30), as condições típicas de verão se mantêm, ou seja, céu nublado na madrugada e sol entre poucas nuvens durante a tarde. Por conta disso faz calor, com previsão de pancadas de chuva entre o meio e o fim da tarde, em função da chegada da brisa marítima. Temperatura mínima de 19°C e máxima que pode chegar aos 31°C, com as taxas de umidade do ar entre 35% e 95%.