Notícias

Novo estado de atenção para alagamentos, às 13h50. Permanece em estado de atenção a Zona Sul e a Marginal Pinheiros desde às 12h35

20/02/2024 13:53 - Terça-feira

Novo estado de atenção para alagamentos:


Zona Oeste, às 13h50

Zona Sudeste, às 13h50


Permanece em estado de atenção para alagamentos:


Zona Sul, desde às 12h35

Marginal Pinheiros, desde às 12h35


As chuvas fortes que atuaram de forma isolada e com médio deslocamento principalmente na Zona Sul, no início da tarde desta terça-feira (20), se deslocaram para o ABC paulista e Litoral Sul. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram apenas chuva leve na Zona Sul, porém, chove forte, na Zona Oeste, principalmente na subprefeitura do Butantã. Essas chuvas podem atingir a Zona Sudeste.


As próximas horas seguem com tempo instável na cidade, com previsão de chuvas isoladas atuando com até forte intensidade e potencial para rajadas de vento, alagamentos, transbordamentos e eventual queda de granizo. Esse quadro, eleva o potencial para queda de árvores e deslizamentos de terra. 


Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:


- Evite transitar em ruas alagadas


- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.


- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;


- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;


- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;


- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 


A modelagem atmosférica mais recente e as imagens de radar e satélite mostram a Tempestade Tropical Akará, sobre o oceano, na costa da região sul do Brasil, porém bastante afastada do continente.  Na sus trajetória, o sistema provoca ventos fortes e mar agitado, o que traz impacto sobre a navegação marítima. Na porção continental, uma área de baixa pressão atmosférica (cavado) deve provocar chuvas fortes sobre o Sudeste.


Na quarta-feira (21) o cenário atmosférico deve se repetir, ou seja, a madrugada apresenta termômetros em torno dos 20°C, muitas nuvens e chuviscos/chuva fraca. No período da manhã, há probabilidade de pancadas de chuva isolada com fraca intensidade, mas que ganham força entre a tarde e o período da noite, elevando o volume de chuva de forma significativa. A temperatura não sobe muito durante o dia e a máxima deve chegar apenas aos 25°C, com percentuais de umidade do ar entre 65% e 95%.


A quinta-feira (22) segue com previsão de chuva isolada desde o período da manhã, que deve apresentar termômetros na casa dos 19°C no decorrer da madrugada. A partir do início da tarde a instabilidade atmosférica passa a atuar com maior intensidade na forma de pancadas isoladas, mantendo o potencial para a formação de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e queda de árvores, por conta de eventuais rajadas de vento. A temperatura máxima se eleva um pouco mais, em função da presença do sol, com expectativa de máxima em torno dos 27°C e índices mínimos de umidade acima dos 60%.