Notícias

Manhã de quinta-feira (22) termina com céu nublado, sensação de tempo abafado e calor na cidade

22/02/2024 12:11 - Quinta-feira

Manhã de quinta-feira (22) termina com céu nublado, sensação de calor e temperaturas em elevação na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 27,7°C em média. A máxima pode chegar aos 29°C. A umidade relativa do ar oscila em torno de 75% e pode marcar até 55%.


Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram que fevereiro acumulou até o momento 137,8mm, ou seja, 62,9% dos 219,1mm esperados para o mês.


Não há chuvas na cidade, porém, nas próximas horas, áreas de instabilidade passam a se formar, por conta da combinação do ar quente e úmido e da circulação horária dos ventos nas camadas médias da atmosfera. O resultado é o surgimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical que produzem chuva forte com trovoadas, raios, rajadas de vento e eventuais queda de granizo. 


Essa condição atmosférica vem se repetindo desde o último domingo (18) sobre a Capital paulista e cidades vizinhas da Grande São Paulo. Portanto, o potencial permanece elevado para a ocorrência de alagamentos intransitáveis, transbordamento de rios e córregos, queda de árvores e deslizamento de terra em áreas de risco.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:


Nos próximos dias, que inclui o final de semana, a previsão de chuva forte continua, com sensação de tempo abafado. As temperaturas permanecem ligeiramente acima da média, ou seja,  mínima de 19,5°Cc e máxima de 29,8°C.


Na sexta-feira (23) o panorama atmosférico não muda. Madrugada com céu nublado e termômetros na casa dos 20°C. No decorrer do dia, temperatura em elevação com máxima prevista de 30°C e percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 50%. As pancadas de chuva passam a ocorrer preferencialmente no período da tarde com intensidade moderada a forte em alguns momentos.


O sábado (24) promete ser ensolarado e com sensação de abafamento no decorrer do dia. As nuvens carregadas que provocam chuva forte, com trovoadas e ventos de rajada se formam rapidamente durante a tarde, em função da combinação do calor e da alta umidade. O risco de formação de alagamentos e alteração significativa das cotas de córregos e rios permanece elevado. As temperaturas variam entre mínima de 20°C na madrugada e 30°C nas horas de maior aquecimento, com taxas mínimas de umidade ao redor dos 48%.